Emiliano di Cavalcanti, Cinco Moças de Guaratinguatá (pormenor), 1930, óleo sobre tela |
Mas o que são Vanguardas? Onde surgiram? O que significam?
As vanguardas históricas foram movimentos culturais que começaram na Europa, no início do século XX. Durante a última década do século XIX e a primeira do século XX, assistiu-se a uma ruptura com os cânones das artes e da literatura. Neste período, marcado pela evolução cientifica e técnica que revolucionou a produção industrial, o comércio, os serviços e os valores (práticas e estilos de vida nas sociedade) reflectiram o espírito de mudança na arquitectura, na pintura, na escultura, na música e na dança.
As principais características deste movimento de mudança (apelidado de Modernismo) foram:
Þ Diversidade de experiências de Vanguarda;
Þ Aproximar as chamadas “artes maiores” (pintura, arquitectura e escultura) das “artes menores” (ourivesaria, arte decorativa…);
Þ A funcionalidade da arte de decoração;
Þ A aspiração a uma internacionalização do estilo e da linguagem;
Þ A fusão de motivos materialistas e espiritualistas, técnico - científicos e alegórico - poéticos.
Esta mudança cultural deveu-se a variados vectores como as teorias da relatividade científica, a psicanálise e o desmantelamento da ordem clássica do espaço visual ,proporcionado pelas correntes pictóricas da impressionismo e do neo - impressionismo, bem como pelo aparecimento da fotografia.
A esta nova construção de um universo artístico ajudaram, principalmente, a exaltação da cor e a reacção contra a noção de perspectiva e contra a visão intelectualizada do espaço.
“Vanguarda Cultural: Grupo de indivíduos que, pelos seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exerce papel de precursor ou pioneiro de determinado movimento cultural, artístico, científico, …, estabelecendo uma ruptura com as ideias estéticas e científicas vigentes”in Caderno de História A7, 12º ano , tempos, espaços e protagonistas, 1ª parte