segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fauvismo

“La Danseuse Jaune” (1912) de Alxis Mérodack- Jeanneau
(1873 a 1919). Musée des Beaux-Artd d’Angers



O Fauvismo, de origem francesa, foi o primeiro movimento vanguardista da História da Arte Contemporânea. É caracterizado pela estilização das formas, o exagero das formas e das cores ...

O Fauvismo teve origem em 1905, no Salão de Outono, em Paris.
Alguns pintores, entre os quais Henri Matisse, fizeram parte desta exposição, na qual havia uma estátua renascentista.
O contraste entre a estátua e os quadros que a rodeavam levou um crítico francês a escrever que parecia que Donatello estava no meio das fauves (feras), isto para definir os pintores que empregavam a cor de modo expressivo e arbitrário (“selvagem “).

O período mais importante do movimento fauvista foi de 1905 a 1907, sendo o seu artista mais célebre  Henri Matisse (1869 a 1954)

A inspiração fauvista remonta, sobretudo, a Paul Gaugin (1848 a 1903) e a Vicent Van Gogh (1853 a 1890) e recusa penetrar em questões profundas de ordem psíquica ou social, dedicando-se à "pintura pura".

Características:
- Abandono das regras tradicionais da pintura mais académica;
- Afastamento do uso de desenhos com pormenores;
- Passagem do uso da técnica do claro/escuro para o uso das cores de uma forma anárquica;
- Uso do realce, a traços pretos, dos contornos das figuras;
- A cor é uma força emocional, daí que pouco importa a escolha das cores. Estas devem corresponder às necessidades emotivas do pintor;
- Fascínio pela cor de tons puros e pelo distorcer das formas;
- As cores são aplicadas em pinceladas soltas, vigorosas, violentas, reflectindo a ideia de brilho e de violência, bem como a sua alegria de viver;
- A cor prevalece sobre a definição das formas;
- Distorção dos volumes;
- Antinaturalismo.

Os temas preferidos são as paisagens e vistas urbanas, os retratos de bailarinas, as frequentadoras de locais nocturnos e a Natureza (representam-na marcada pelo Homem). As composições mostram a subsistência de algum sentido de ordem e de decorativo.

Na pintura, o temperamento dos artistas prevalece sobre as regras da composição e o realismo cromático. Os pintores, escultores, escritores, músicos, etc revelam um apreço pela arte primitiva, tribal e infantil.


Entre os mais célebres representantes, encontram-se Henri Matisse, Albert Marquet (1875 a 1947), Maurica de Vlaminck (1876 a 1958), André Derain (1880 a 1954), Raoul Dufy, Georges Braque , Othon Friesz, Paul Gauguin, Georges Braque, Jean Puy e Paul Cézanne.

Obras Fauvistas:

Maurice Vlaminck, “Jardins de Chatou” (1904)
Henri Matisse, “A Cigana” (1905)
Kees van Dongen, “Mulher Fatal” (1905)
Maurice Vlaminck, “Piquenique no Campo” (1905)
André Derain, “Mulher em Camisa” (1906)
Henri Matisse, “A Conversa” (1906)
Georges Rouault, “Carmencita” (1948)




"A Bailarina de Rat Mort" de Maurice de Vlaminck


Sem comentários:

Enviar um comentário