"Dinamismo de um automóvel" de Luigi Russolo (1912/13); óleo sobre tela |
Esse manifesto propunha a aniquilação definitiva de toda e qualquer forma de tradição, a destruição das grandes obras artísticas e literárias do passado, anunciando uma pintura e uma literatura mais condizentes com a era das máquinas, do movimento e do futuro: as fábricas, os arsenais, as pontes, as locomotivas, os aviões, os motores, as multidões.
De origem essencialmente Italiana (mas também com influências Russa e Inglesa) o auge do período futurista esteve entre os anos 1909 e 1916, e dois dos artistas mais célebres foram Filippo Tomaso Marietti (1876 a 1944) e Umberto Boccioni (1882 a 1916).
Alguns representantes futuristas chegaram a tomar uma atitude combativa em relação ao cubismo. Alguns revelaram-se fascinados pelo nacionalismo fascista e apologistas da Guerra, o que, a par dos seus criadores, que morreram durante a Primeira Guerra Mundial, contribuiu para o fim desta vanguarda.
- A harmonia e o bom gosto convencionas;
- O geometrismo intelectual dos cubistas;
- O sensualismo cromático dos fauvistas.
O Futurismo defende tudo aquilo que exprima a vida moderna:
- a originalidade;
- a força;
- o dinamismo;
- a velocidade;
- a técnica;
- o maquinismo.
- a força;
- o dinamismo;
- a velocidade;
- a técnica;
- o maquinismo.
Características:
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objectos) nas poesias;
- Fascínio pela velocidade e pela máquina;
- A velocidade é representada através da utilização de cores muito variadas, vivas e contrastadas e da sobreposição em sequência da imagem e de raios de cores vivas (ortogonais ou angulares) que sugerem a deslocação de turbilhões de ar provocados pela velocidade das máquinasO Movimento Futurista divide-se em dois períodos.
1) Antes da Primeira Guerra Mundial
- Preocupação com a velocidade e com as interpretações simultâneas;
- O Movimento evidencia-se nas seguintes áreas: Pintura e na Literatura.
- O Movimento evidencia-se nas seguintes áreas: Pintura e na Literatura.
2) Pós- Guerra até à morte de Marinetti (1944)
- Pretende abarcar todos os domínios de actividade;
- O Movimento evidencia-se nas seguintes áreas: Teatro, Publicidade e Arquitectura;
- Os artistas deste segundo período sofreram diversas influências, em especial do Cubismo e do Surrealismo (exemplo: Prampolini e Depero).
- O Movimento evidencia-se nas seguintes áreas: Teatro, Publicidade e Arquitectura;
- Os artistas deste segundo período sofreram diversas influências, em especial do Cubismo e do Surrealismo (exemplo: Prampolini e Depero).
Futuristas mais célebres:
Filippo Marinetti (1876 a 1944), Umberto Boccioni (1882 a 1916), Giacomo Balla (1871 a 1958), Carlo Carrá (1881 a 1966), Gino Severini (1883 a 1966), António Sant’Elia (1888 a 1916), Balilla Pratella (1880 a 1955), Luigi Russolo (1885 a 1947) e Marcel Duchamp (1887 a 1968).
Obras Futuristas célebres:
Umberto Boccioni, “A Cidade que Sobe” (1910/11);
Carlo Carrà, “O Funeral do Anarquista Galli” (1911);
Giacomo Balla, “O Dinamismo de Um Cão pela Tela” (1912);
Gino Severini, “O Ataque” (1912);
Umberto Boccioni, “Dinamismo de um Ciclista” (1913);
Umberto Boccioni, “Formas Únicas na Continuidade do Espaço” (1913);
Giacomo Balla, “Mercúrio Passa Diante do Sol” (1914);
Roberto Delaunay, “Homenagem a Blériot” (1914);
Fortunato Depero, “Comboio Nascido do Sol” (1924);
Tullio Cralli, “Caça Aérea II” (1936).
"O Cavaleiro do Apocalipse" (1908) de Carlo Carrà |
Sem comentários:
Enviar um comentário