segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Futurismo

"Dinamismo de um automóvel" de Luigi Russolo
(1912/13); óleo sobre tela
O Futurismo surgiu a partir da publicação do “Manifesto Futurista” do escritor italiano Filippo Marinetti (1876-1944) em 1909.
Esse manifesto propunha a aniquilação definitiva de toda e qualquer forma de tradição, a destruição das grandes obras artísticas e literárias do passado, anunciando uma pintura e uma literatura mais condizentes com a era das máquinas, do movimento e do futuro: as fábricas, os arsenais, as pontes, as locomotivas, os aviões, os motores, as multidões.
De origem essencialmente Italiana (mas também com influências Russa e Inglesa) o auge do período futurista esteve entre os anos 1909 e 1916, e dois dos artistas mais célebres foram Filippo Tomaso Marietti (1876 a 1944) e Umberto Boccioni (1882 a 1916).
Alguns representantes futuristas chegaram a tomar uma atitude combativa em relação ao cubismo. Alguns revelaram-se fascinados pelo nacionalismo fascista e apologistas da Guerra, o que, a par dos seus criadores, que morreram durante a Primeira Guerra Mundial, contribuiu para o fim desta vanguarda.

Giacomo Balla, “O Dinamismo de Um Cão pela Tela” (1912)

O Futurismo recusa:
- A harmonia e o bom gosto convencionas;
- O geometrismo intelectual dos cubistas;
- O sensualismo cromático dos fauvistas.

O Futurismo defende tudo aquilo que exprima a vida moderna:
- a originalidade;
- a força;
- o dinamismo;
- a velocidade;
- a técnica;
- o maquinismo.
Umberto Boccioni, "Ruídos da rua invadem a casa"
(1911) Óleo sobre tela.
Características:

- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objectos) nas poesias;
-   Fascínio pela velocidade e pela máquina;
- A velocidade é representada através da utilização de cores muito variadas, vivas e contrastadas e da sobreposição em sequência da imagem e de raios de cores vivas (ortogonais ou angulares) que sugerem a deslocação de turbilhões de ar provocados pela velocidade das máquinas
O Movimento Futurista divide-se em dois períodos.
1)        Antes da Primeira Guerra Mundial
            - Preocupação com a velocidade e com as interpretações simultâneas;
            - O Movimento evidencia-se nas seguintes áreas: Pintura e na Literatura.
2)        Pós- Guerra até à morte de Marinetti (1944)
            - Pretende abarcar todos os domínios de actividade;
            - O Movimento evidencia-se nas seguintes áreas: Teatro, Publicidade e Arquitectura;
            - Os artistas deste segundo período sofreram diversas influências, em especial do Cubismo e do Surrealismo (exemplo: Prampolini e Depero).
Futuristas mais célebres:
Filippo Marinetti (1876 a 1944), Umberto Boccioni (1882 a 1916), Giacomo Balla (1871 a 1958), Carlo Carrá (1881 a 1966), Gino Severini (1883 a 1966), António Sant’Elia (1888 a 1916), Balilla Pratella (1880 a 1955), Luigi Russolo (1885 a 1947) e Marcel Duchamp (1887 a 1968).

Obras Futuristas célebres:
Umberto Boccioni, “A Cidade que Sobe” (1910/11);
Carlo Carrà, “O Funeral do Anarquista Galli” (1911);
Giacomo Balla, “O Dinamismo de Um Cão pela Tela” (1912);
Gino Severini, “O Ataque” (1912);
Umberto Boccioni, “Dinamismo de um Ciclista” (1913);
Umberto Boccioni, “Formas Únicas na Continuidade do Espaço” (1913);
Giacomo Balla, “Mercúrio Passa Diante do Sol” (1914);
Roberto Delaunay, “Homenagem a Blériot” (1914);
Fortunato Depero, “Comboio Nascido do Sol” (1924);
Tullio Cralli, “Caça Aérea II” (1936).


"O Cavaleiro do Apocalipse" (1908) de Carlo Carrà




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